domingo, 5 de outubro de 2014

Talisca, visto à lupa "contra-corrente".

Anderson Souza Conceição. Conhecido no mundo do futebol como "Talisca".  Segundo o próprio afirmou, a alcunha dele já vem desde os seus tempos de Juvenil: 
"Quando cheguei ao Bahia, em Salvador, com 15 anos, coloquei as meias, e eu era tão magro que caíam. Aí, um colega meu chamou-me de Talisca e ficou. Já ninguém me chama Anderson
Na minha opinião é um jogador com talento. É inegável. Possui uma técnica com o pé-esquerdo acima da média. É um miúdo com apenas 20 anos. Em termos táticos é consideravelmente fraco. Não possui qualquer tipo de intensidade defensiva, confundindo muitas vezes a "intensidade defensiva" com o "fazer faltas". Dadas estas 2 lacunas defensivas, é um jogador que no ritmo europeu não deverá render no meio campo, exceto de estiver "livre" de tarefas defensivas (como a - já em desuso - antiga posição 10). 

Assim sendo, até o Talisca ganhar essa rotação europeia, a melhor posição para ele será mesmo a que já vinha jogando no Brasil: avançado solto na frente. As lacunas táticas dele são por demais evidentes. E uma das "etapas" que, teoricamente, se colocava seria a adaptação à realidade do tipo de futebol europeu. Esta etapa só é adquirida com jogos. Jogos esses que poderiam ser no Benfica A ou no Benfica B. Talisca não faz parte do lote de jogadores que (segundo o próprio Jorge Jesus diz) possui 19 ou 20 anos, não pode perder tempo com esses miúdos, nem faz parte do lote dos jovens que não se pode queimar etapas (independentemente da sua qualidade). Regra geral, estes 2 lotes estão reservados para os jovens portugueses ou jogadores que lhe são impingidos no plantel.  

Antes de me debruçar sobre o que me levou a fazer uma análise, quiça contra-natura, do Talisca, gostaria apenas de acabar com mais um mito criado sobre o treinador Jorge Jesus. Já ouvi várias pessoas a opinar e escrever que Jesus está a adaptar o Talisca a avançado, sendo ele, por isso, um visionário... nada mais FALSO (para o bem e para o mal). Ao invés de dissertar sobre isso, colo aqui um excerto de uma entrevista do treinador Marquinhos Santos, treinador do Bahia (anterior clube de Talisca), dada a 4 de Abril de 2014 (ainda o Talisca jogava no Bahia):

"Ao longo do Campeonato Baiano, Talisca tem feito funções importantes. É um atleta de muito talento e potencial, que precisa jogar próximo da área. Ele finaliza como poucos. Chuta extremamente bem e tem visão de jogo. Deixar ele longe do gol é tirar o que o jogador tem de melhor. Por isso estou tentanto corrigir isso há tempo. Ele é novo e vai se adaptar.
Ele confessou que gosta de jogar próximo do gol e eu preciso respeitar as características de cada jogador. Depois que ouvi tal interesse, pensei sobre isso, fiz avaliações e percebi um detalhe capital: dentro da área não é a melhor posição para ele. Contudo, se o jogador estiver flutuando, sem compromisso de marcação, pode render muito. Temos que incentivar o talento, e não privar. Ele é capaz de decidir."
Em suma, já no Brasil o Talisca jogava na posição de "falso 9". Na minha opinião, Jorge Jesus optou (e bem) por continuar a manter o jogador na posição onde ele próprio diz que gosta de jogar, sendo para esquecer a pré-época em que jogou na posição 8 e na posição 6.

Continuando a minha análise sobre este jovem jogador. Tenho por hábito avaliar o jogo "jogado" (passe a redundância) e o jogo "historial" (golos marcados ou sofridos, assistências ou outros acontecimentos que fiquem no registo de um jogo de futebol). No jogo "jogado", Talisca tem tido desempenhos relativamente medíocres (posicionamento tatico, perdas de bola, intensidade de jogo, dinâmica defensiva, etc). No jogo "historial", Talisca tem sido soberbo: na liga portuguesa possui já uns incríveis 6 jogos e 5 golos marcados, marcando um golo a cada 94min de jogo.

Repentinamente surgiu uma onda de endeusamento ao Talisca, incluindo por parte da comunicação social. Endeusamento esse que não considero correto, embora os números que acima coloquei denotem um assinalável feito para um estreante num campeonato europeu, de apenas 20 anos.

O jogo que considero que deu asas a esse "endeusamento" foi precisamente o jogo em que o Talisca faz um hat-trick, mais concretamente V. Setúbal 0-5 S.L. Benfica, do dia 12 de Setembro de 2014, a contar para a 4.ª jornada da Liga Portuguesa 2014/15. Jogo este que os próprios comentadores passaram de críticos do Talisca para veneradores do Talisca.

O meu objetivo com esta publicação, não é o de moldar a opinião de ninguém. Pretendo apresentar uma visão detalhada e imparcial do jogo "jogado" do Talisca. Cada um depois será livre de tirar as suas próprias conclusões.

A minha visão detalhada tem por base a revisão cuidada do jogo, com o registo de todas as vezes que o Talisca tocou na bola. Optei por não considerar os cantos uma vez que o "bem" ou "mal" marcado é debatível.
  • 5min e 30s - Talisca deixa-se antecipar, Gaitan recupera a bola devolvendo-a ao Talisca. Este, pressionado, falha o passe e dá a bola ao adversário. Ainda na mesma jogada, Talisca faz falta sobre o Miguel Pedro (jogador do V. Setúbal).
  • 13min e 45s - Talisca falha domínio fácil da bola e, passando a ficar pressionado, perde a bola, de forma jogável, para o adversário.
  • 17min - Talisca sofre falta (dura), no meio campo defensivo do Benfica.
  • 19min - Falta de Talisca no meio campo defensivo do V. Setúbal. Situação de pressão de 2 jogadores do Benfica (Talisca e Salvio) sobre 1 jogador do V. Setúbal. Talisca chegar por trás e simplesmente empurra o adversário. Sem necessidade e a desaproveitar a pressão de 2 para 1. 
  • 30min e 24s - Talisca, no último terço defensivo do Benfica, deixa-se antecipar e perde novamente a bola.
  • 31min - Posicionamento tático de Talisca, completamente "desinteressado" do jogo. Está atrás do Enzo e quase atrás do Samaris.


  • 33min e 53s - De baliza aberta, chega atrasado e não consegue finalizar ao cruzamento rasteiro de Gaitan, a 2m da baliza.
  • 34min e 17s - Novamente de baliza aberta, Talisca não se antecipa ao central do V. Setúbal e falha a emenda a 2m da baliza, após cruzamento rasteiro de Lima.
  • 36min e 07s - Falta, desnecessária e sem nexo. Samaris recupera a bola mas como Talisca empurrou o jogador do V.Setúbal, de nada serviu o esforço do grego.
  • 37min e 05s - GOLO de Talisca!! Mau cruzamento de Gaitan após bom passe de Talisca. O defesa do Setúbal, sozinho e já para lá do segundo poste, corta muito mal a bola para o centro da grande área (zona da marcação de penalti). Talisca, de costas para a baliza, falha a receção mas com isso acaba por fazer uma "cueca" a si mesmo e fintar o adversário, ficando ele e a bola de frente para a baliza. Após falhar a receção, Talisca faz uma fantástica rotação e disfere um colocadíssimo remate com o pé esquerdo. Sem hipótese para Lukas Raeder (guarda-redes do V.Setúbal).


  • 40min e 30s - Boa arrancada de Talisca no meio de 2 adversários. No 3.º adversário ganha um ressalto com a bola a ressaltar para o Gaitan que a devolve de primeira ao Talisca. Este desvia-a do adversário e ganha, muito bem, uma falta à entrada da área.
  • 42min e 02s - GOLO de Talisca!! Marcando ele próprio a falta que ganhou, Talisca aproveita o péssimo posicionamento de Lukas Raeder, que num livre tão perto da baliza, optou se colocar (erradamente) demasiado atrás da barreira. Talisca aproveitou muito bem com um remate colocadíssimo para o "lado do guarda-redes". Destaque também para Maxi Pereira que com o seu "bloqueio" ao jogador do V.Setúbal, permite que o espaço por onde a bola passou não fosse ocupado.
Nota: Imagem parada no segundo em que é rematada a bola.
  • 43min e 23s - Talisca, sozinho, falha o domínio de bola e depois, pressionado, perde a bola (jogável) para o adversário.
  • 50min e 18s - Talisca sofre falta no meio campo.
  • 54min e 03s - GOLO de Talisca!! Fantástica jogada de Osvaldo Gaitan. Salvio remata e Lukas Raeder defende para o lado. Tanto o Talisca como o Lukas Raeder, ambos reagem rapidamente ao posicionamento da bola. Sem ninguém perceber o porquê, Lukas Raeder em vez de fazer a mancha ao Talisca.... opta por juntar as pernas e saltar! Com esta cómica decisão do guarda-redes alemão, Talisca como o seu pé "cego" (o que lhe serve apenas para subir degraus) remata rasteiro com o pé direito e... por baixo do guarda-redes. Mérito ao Talisca por estar no lugar certo, na altura certa.

Nota: Imagem parada no segundo em que é rematada a bola.
  • 59min e 14s - Boa falta de Talisca, a impedir o contra-ataque do V.Setúbal.
  • 63min e 20s - Talisca, pressionado, perde a bola.
  • 68min e 30s - Talisca, sofre falta a meio campo.
  • 77min e 26s - Talisca, pressionado, perde a bola.
  • 91min e 05s - Boa iniciativa individual de Talisca, mantendo a posse de bola e ganhando lançamento.

Tabela com as estatísticas de passes do Talisca, no referido jogo:



Considero que Talisca um jogador com parca intensidade de jogo para ser titular de um Benfica, no entanto o miúdo tem números que são inquestionáveis: 6 jogos e 5 golos para a Liga Portuguesa 2014/15. 

Não tenho tempo para colocar imagens de todos os lances que descrevi acima, talvez numa outra altura. No entanto o descritivo está o mais "vivo" possível.

Sobre o jogo em si, na minha opinião o Benfica teve a sorte do jogo (não sorte em ganhar, não confundir as coisas...). As coisas saiam bem, sem forçar quase nada. O Setúbal veio muito mal preparado. Com o Artur na baliza, nem cruzavam... até houve cantos que metiam bola para trás... O Setúbal fez 2 remates à baliza do Benfica. Com Artur Guilherme Moraes Gusmão à baliza do Benfica, o Setúbal podia e devia ter feito muito mais. Muito mal preparado o jogo por parte de Domingos Paciência.


Para finalizar, apenas duas notas :



1 - Espero que não levem esta publicação como uma critica destrutiva para o jogador. O meu intuito já o referi em cima. 

2 - Creio que todos os amantes de futebol desejam ver mais golos como este:





Sem comentários:

Enviar um comentário